Relação entre o espaço, os movimentos sociais e a educação
Abstract
O artigo faz um estudo sobre os movimentos sociais e os projetos deles decorrentes. Procura entender a produção da problemática urbana em seus aspectos mais intensos: a segregação, as desigualdades sociais, a violência. Indaga: é possível ir além dos das causas socioeconômicas do contexto em que se vive? Os movimentos sociais seriam absolutamente isentos de interesses por parte dos grupos e corporações que os adotam? Para responder a tais questões foram tomados conceitos das Ciências Sociais que permitem melhor compreender a sociedade civil, o Estado, o cidadão. Considera também a expansão das necessidades sociais diante do crescimento, da estruturação e da ocupação do espaço urbano identificado como local das mais agudas situações de insegurança e violência e, por isso, alvo dos projetos sociais mais diversos.
References
ARROYO, Miguel. O direito do trabalhador à educação. In: GOMEZ, Carlos Minayo et al. (Org.). Trabalho e conhecimento.: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995.
BOSCHETTI, Vania Regina. Da cidade e dos espaços de segregação da cidade – o Programa Social da Mangueira no Rio de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
CHESNAY, François. Ruptura radical é saída para o Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 maio 2004. A12.
COSTA, Maria Alice Nunes. Sinergia e capital na construção de políticas sociais: a favela da Mangueira no Rio de Janeiro. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, nov. 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão. In: GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão. Petrópolis: RJ: Vozes, 1995.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso.: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
GOHN, Maria da Glória. Os sem-terra, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 1997.
GONÇALVES, Maria Alice Rezende. A vila olímpica verde-e-rosa. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
MAURO, José Eduardo Marques; NAVES, Rubens. Terceiro Setor e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, Caxias do Sul, v. 7, n. 2, p. 40, 1999.
NAVES, Rubens. Novas possibilidades para o exercício da cidadania. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanesi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 563.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanesi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Espaço urbano: o silêncio ruidoso das ruas. Revista Unicsul, São Paulo, n. 5, p. 60-74, abr. 1999.
SALOMON, Lester. Entrevista. Carta de Educação Comunitária, São Paulo, ano VII, n. 38, p. 12, jul./ago. 2002.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002.
SCHERER, Ilze. Organizações não governamentais na América Latina: seu papel na construção da sociedade civil. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 3, jul./set. 1994.
SOUZA, Maria Luiza de. Desenvolvimento de comunidade e participação. São Paulo: Cortez, 2000.
SZWARCWALD, C. D.; LEAL, M.C. Sobrevivência ameaçada dos jovens brasileiros: a dimensão da mortalidade por armas de fogo. In: JOVENS acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: CNPD, 1998. 2v., p. 363-396.
URANI, André. Ruptura radical é saída para o Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 maio 2004. A12.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.