A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd

Authors

  • Ruth Pavan UCDB

Abstract

O artigo analisa a importância que Freire tem ocupado no GT de Educação Popular no período de 2003 a 2007. A referência de análise é a própria teoria de Freire, pois entendemos que ele continua fundamental para pensar a educação numa perspectiva crítica e popular. Freire é utilizado principalmente para destacar sua importância para a educação popular nas décadas de 60 e 70, para fundamentar a prática pedagógica dialógica e o compromisso com os oprimidos. Concluímos que apesar de Freire ser citado na maioria dos trabalhos listados para a apresentação, sua presença no GT é menor do que o potencial de Freire, uma vez que os interesses e as causas defendidas por Freire estão umbilicalmente ligados aos interesses e causas da educação popular.

Author Biography

Ruth Pavan, UCDB

Doutora em Educação. Professora do PPGE-UCDB.

References

ADAD, S. J. H. C. A filosofia dos educadores sociais de rua: sociopoetizando a produção de subjetividade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 15.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 109-188.

AMÂNCIO, C. Educação popular e intervenção comunitária: contribuições para a reflexão sobre empoderamento. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 17.

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. p. 288.

______. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000. p. 216.

AZIBEIRO, N. E. Entrelaços do saber: uma aposta na desconstrução da subalternidade. In: REUNIÃO

ANUAL DA ANPED, 26., Poço de Caldas, 2003. p. 14.

______. Qual o jeito do GT 6? Uma incursão em busca de pistas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 12.

BACKES, J. L. O lugar da cultura no GT de Educação Popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 16.

BATISTA, M. do S. X. A educação popular do campo e a realidade camponesa. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 17.

______. Educação popular em movimentos sociais: construção coletiva de concepções e práticas educativas emancipatórias. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 13.

______. Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 17.

BRAYNER, F.H. Educação popular e “competência republicana”. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 12.

______. Homens e mulheres de palavra: sobre o diálogo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 14.

DAMASCENO, C. F. Educação popular em saúde: a construção de relações dialógicas entre portadores de diabetes mellitus e profissionais da área. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 20.

ESTEBAN, M. T. Escolas que somem: reflexões sobre escola pública e educação popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poços de Caldas, 2003. p. 16.

FALKEMBACH, E. M. F. Sistematização em educação popular: uma história, um debate... In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 18.

FANTIN, M. Educação popular com arte: pintando novas cores nas práticas coletivas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 18.

FEITOSA, D. A. A educação popular enquanto um saber da experiência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 13.

FLEURI, R. M. Educação popular e saúde: perspectivas epistemológicas emergentes na formação de profissionais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 16.

FONSECA, L. C. de S. Você quer o fato científico ou o que eu realmente acredito?. O conflito entre religião e ciência nas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 17.

FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. p. 334.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 148.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 245.

______. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004. p. 332.

GHIGGI, G.; GONÇALVES, J. O público e popular na história da educação brasileira: Cachoeirinha/RS e Pelotas nos anos 80. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poços de Caldas, 2003. p. 16.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 270.

GODINHO, A. C. F. O formal e o não-formal na trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos na perspectiva da educação popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 17.

GONÇALVES, L. G. Uma reinvenção dos saberes imemoriais nos contos de investigação criminal. In: EUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poço de Caldas, 2003. p. 13.

KAVAYA, M. Freire e o ondjango podem dialogar? Reflexões sobre o diálogo de Freire com o ondjango africano/angolano. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 15.

KRUG, A. R. F. Ciclos de formação: desafios da teoria pedagógica para as práticas escolares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 15.

MARCON, T. Cultura popular e memória: desafios e potencialidades pedagógicas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 14.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 353.

MELO NETO, J. F. de. Educação popular em economia solidária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 14.

MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. O saber de mão em mão: a oficina pedagógica como dispositivo para a formação docente e a construção do conhecimento na escola pública. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 16.

NASCIMENTO, A. C. Professores-índios e a escola diferenciada/intercultural: a experiência em escolas indígenas Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul e a prática pedagógica para além da escola – um estudo exploratório. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 13.

OLIVEIRA, I. A. de. O pluralismo religioso e seus conflitos na educação popular: o olhar de educadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 16.

OLIVEIRA, M. W. de; STOTZ, E. N. Perspectivas de diálogo no encontro entre organizações não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 17.

ONOFRE, E. M. C. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 16.

PAULA, E. M. A. T. de. Dilemas e contribuições de projetos de educação não formal com a educação popular: reflexões sobre práticas e saberes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 16.

PAULY, E. L. Reflexões inspiradas pela educação popular sobre a LDB, ECA, Moral, ontologia e formação para a cidadania. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 16.

POLI, O. L. Educação popular na escola cidadã e a questão da participação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poço de Caldas, 2003. p.16.

RIBEIRO, K.S. Q. S. As redes de apoio social e a educação popular: apertando os nós das redes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 15.

SANTOS, A. M. M.; DELUIZ, N. Saberes do trabalho e educação popular na Coopcarmo: projeto lixo é vida. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, 2006. p. 17.

SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 125.

STRECK, D. R. O fórum social mundial e a agenda da educação popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poços de Caldas, 2003. p. 18.

______. José Martí e a educação popular: um retorno às fontes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 16.

VASCONCELOS, E. M. A espiritualidade na educação popular em saúde. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. p. 16.

WEYH, C. B. Faces (novas) da educação popular no contexto brasileiro atual: a construção do poder popular pela participação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., Caxambu, 2005. p. 16.

ZITKOSKI, J. J. Educação popular e emancipação social: convergências nas propostas de Freire e Habermas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., Poços de Caldas, 2003. p. 19.

ZUCCHETTI, D. T.; MOURA, E. P. G. Educação popular e universidade: necessárias interlocuções para novas questões. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., Caxambu, 2007. p. 14.

Published

2013-06-04

How to Cite

Pavan, R. (2013). A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/148

Issue

Section

Artigos