Educação tecnológica, formação de professores e educação a distância como políticas de expansão da educação superior no Brasil Pós-LDB/96

Authors

  • Stella Cecília D. Segenreich Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Arlete Maria M. de Camargo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Celia Regina Otranto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mauricio Castanheira Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Olgaises Cabral Maués Universidade Federal do Pará (UFPA)

Abstract

Este trabalho analisa a seguinte questão: Como as políticas públicas de expansão da educação superior brasileira pós-LDBEN/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) se configuram nas modalidades acadêmicas da educação profissional tecnológica, da formação de professores e da educação à distância? Tomando como referência o Plano Nacional de Educação (PNE), em 2001, e as estatísticas do período 2001–2008, constatou-se que estas modalidades acadêmicas constituem o tripé em que se têm assentado as políticas públicas da expansão deste nível de ensino no Brasil, na primeira década de 2000. Buscou-se, ainda, descrever a trajetória desses eixos e suas principais questões que não só se entrelaçam como estabelecem interfaces com outros temas que estão sendo pesquisados neste projeto, tais como internacionalização, arquiteturas acadêmicas, financiamento e trabalho docente.

Author Biographies

Stella Cecília D. Segenreich, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Arlete Maria M. de Camargo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela UFMG. Professor Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Celia Regina Otranto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mauricio Castanheira, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Olgaises Cabral Maués, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Université de Scienceset Technologies de Lille, France. Professora Associada III da Universidade Federal do Pará (UFPA).

References

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ. Soc. [online], v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, ano CXXXIV, n. 248, de 23/12/96, p. 27.833-27.841.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE/Ministério da Educação. Brasília: Inep, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acesso em: 10 out. 2010.

______. Portaria n. 4059 de 10 de dezembro de 2004. Trata da oferta de disciplinas na modalidade semipresencial em cursos superiores já reconhecidos. Diário Oficial da União, de 13 de dezembro de 2004, seção 1, p. 34.

______. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – ProUni, regula a doação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei n. 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. 2005. Disponível em: <http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/legislacao.shtm>. Acesso em: 20 set. 2006.

______. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2006c. Disponível em: <http://www,planalto.gov.br/ccivil_03/ _Ato2004-2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em: 31 mar. 2008.

______. Decreto 5.803, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Observatório da Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5803.htm>. Acesso em: 25 set. 2010.

______. Lei 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial, 30 de dezembro de 2008. Brasília/DF.

______. Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providência. Disponível: <http://www.datadez.com.br/content/legislacao.asp?id=81309>. Acesso em: mar. 2009.

______. Portaria 318, de 02 de abril de 2009. Transfere à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES a operacionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.semesp.org.br/portal/pdfs/juridico2009/Portarias/ 02.04.09/n318_02.04.09.pdf>. Acesso em: dez. 2009.

______. Chamada Pública MEC/SETEC/GAB. Chamada Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Cooperação Bilateral Brasil-França. Brasília/DF, 2010.

CARVALHO, J. O. F. de. A inserção da educação a distância e da tecnologia de apoio ao ensino na instituição de ensino superior. In: SOARES, Suely Magali (Org.). Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Campinas: Alínea, 2006. p. 89-108.

CASTANHEIRA, M.; GUIMARÃES, L. A. P. A educação profissional no contexto da educação superior no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR: ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, 16., 2009, Campo Grande, MS: Rede Universitas/Br. Intercâmbio do GT Política de Educação Superior da ANPEd, 2009.

GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Educ. Soc. [online], v. 29, n. 105, p. 1211-1234, 2008.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados/Histedbr, 2005. p. 77-95.

LIMA, K. R. de S. Reformas da Educação Superior do Governo Lula e educação a distância: democratização ou subordinação das instituições de ensino superior à ordem do capital? REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 27., Caxambu, MG: GT 11 - Política da Educação Superior, 2004. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t119.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2006.

MEC/INEP. Resumo Técnico. Censo da Educação Superior 2008 (dados preliminares). Brasília: INEP, 2009

MEC/SETEC. Projetos e Ações. Brasília/DF, 2009.

______. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília/DF, 2010.

MONTE, E. D. Trabalho docente na educação à distância: UFPA como expressão do fenômeno. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.

MOON, B. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação à distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educ. Soc. [online], v. 29, n. 104, p. 791-814, 2008.

OTRANTO, C. R. Política de educação profissional/tecnológica: criação e implantação dos IFETS. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR: ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, 16. Campo Grande-MS: Rede Universitas/Br, 2009.

______. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IFETs. Revista RETTA, UFRRJ/PPGEA, Seropédica-RJ, v. 1, n. 1, p. 89-110, 2010.

REDE UNIVERSITAS/BR. Políticas de expansão da Educação Superior no Brasil Pós-LDB. Projeto de pesquisa desenvolvida por pesquisadores do GT Política da Educação Superior, sob a coordenação geral de Deise Mancebo, outubro de 2009.

SEGENREICH, S. C. D. Educação superior à distância: políticas públicas e realidades institucionais. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 16, p. 199-213, dez. 2003.

______. Desvelando e explorando brechas das políticas públicas em relação à inserção da EAD no ensino superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 32. Caxambu, MG: GT 11 Política da Educação Superior, 2009. Disponível em: <www.anped.org.br/32/trabalhos/katiareginadesouzalima.doc>. Acesso em: 7 ago. 2010.

______. Relação Estado e Sociedade na oferta e regulação da graduação a distância no Brasil: da periferia ao centro das políticas publicas. In: CONGRESSO IBERO-BRASILEIRO DE POLITICA Y ADMINISTRACIÓN DE LA EDUCACIÓN, 1. Elvas, Portugal: ANPAE, 2010.

ZUIN, A. A. S. Educação à distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-954, 2006.

Published

2013-06-03

How to Cite

Segenreich, S. C. D., Camargo, A. M. M. de, Otranto, C. R., Castanheira, M., & Maués, O. C. (2013). Educação tecnológica, formação de professores e educação a distância como políticas de expansão da educação superior no Brasil Pós-LDB/96. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/130

Issue

Section

Dossiê