Reforma e políticas de educacão do governo do estado de São Paulo (2007-2011)

Autores

  • Miguel Russo Universidade Nove de Julho.
  • Celso Carvalho Doutores da Universidade Nove de Julho.

Resumo

Este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como tema as reformas educacionais em curso no Estado de São Paulo, consubstanciadas no denominado Programa de Ação do governo para a educação e, mais detalhadamente, no programa São Paulo faz escola. O objetivo da pesquisa é compreender os fundamentos político-pedagógicos da reforma bem como seus impactos na prática escolar. Este texto analisa os fundamentos político-pedagógicos e, nesse intento, situa essas políticas no contexto do marco regulatório fundado na década de 1990, a partir do governo FHC, apresenta os fundamentos e objetivos dessas políticas, destaca o quanto elas contrariam preceitos legais que garantem a autonomia didático-pedagógico dos professores, apresenta seus idealizadores e, por fim, questiona sua possibilidade de contribuir para a efetiva melhoria da escola pública paulista.

Biografia do Autor

Miguel Russo, Universidade Nove de Julho.

Professores Doutores da Universidade Nove de Julho.

Celso Carvalho, Doutores da Universidade Nove de Julho.

Professores Doutores da Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Russo, M., & Carvalho, C. (2013). Reforma e políticas de educacão do governo do estado de São Paulo (2007-2011). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/106

Edição

Seção

Artigos