Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: panorama das pesquisas sobre licenciaturas no Brasil pós-LDB
Resumo
Busca-se conhecer as tendências das pesquisas sobre formação de professores para lecionar as disciplinasespecíficas da educação básica. Trata-se de uma pesquisa de estado-da-arte, cujos resultadosapontam que o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um dos principais fórunsde divulgação de trabalhos sobre a formação nas licenciaturas. Demonstram, também, ampliação daquantidade de teses e sobre a temática no período em análise. Entre as temáticas, destacam-se estudossobre estágios e currículo, focando, sobremaneira, as licenciaturas de modo geral, sem se concentrar emum curso específico. Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas sobressaem-se como as licenciaturasmais estudadas. As análises demonstram a necessidade de maior visibilidade e legitimidade àspesquisas sobre a temática, bem como de maior estreitamento de relações entre a área da educação eas áreas específicas de formação dos licenciandos.
Referências
ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação de um campo. In: DALBEN, Angela. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-287.
BRZEZINSKI, Iria (Coord.) Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/INEP, 2004. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep. gov.br/resultados.asp?cat=12&subcat=30>. Acesso em: 28 maio 2011.
FERREIRA, N. S. A. Pesquisas denominadas estado da arte: possibilidades e limites. Educação & Sociedade, 79 (1), p. 257-274, 2002.
______. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. 1999. 312p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP, 1999.
HADDAD, S. et al. O estado da arte das pesquisas em Educação de jovens e adultos no Brasil. A produção discente da pós-graduação em educação no período 1986-1998. São Paulo, 2000, 123p. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org/ejaea>. Acesso em: 10 jun. 2006.
PACHANE, Graziela Giusti. Pesquisa sobre a prática docente: objeto legítimo do fazer universitário? In: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues (Orgs.). Profissionais da educação: políticas, formação e pesquisa. Cuiabá: EdUFMT, 2007. v. 3, p. 141-152.
______. Formação de professores das disciplinas específicas da educação básica: estado-da-arte e evolução das licenciaturas no Brasil pós-LDB In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE, 10. Anais... Uberlândia: UFU-FACED, 2010a. v. 1, p. 1-10.
______. Pesquisas sobre licenciaturas e prática docente na educação básica: objetos legítimos do fazer universitário? In: ENDIPE: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2010b. v. 1, p. 1-15.
______. Prática docente: objeto legítimo da pesquisa acadêmica? Contrapontos, Itajaí, SC, v. 10, p. 90-94, 2010c.
PUENTES, R. V. et al. Estado del Arte sobre formación de profesores en América Latina: significado, orígenes y consideraciones teórico-metodológicas. Revista Digital Umbral 2000, Chile, 2005. Disponível em: <www.reduc.cl>. Acesso em: 10 jun. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.