Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial

Autores

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal da Grande ­Dourados (UFGD), Dourados, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.773

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre a formação de educadores na perspectiva inter/multicultural, no contexto das lutas e pressões protagonizadas pelo Movimento Negro brasileiro que historicamente reivindicou o direito à educação para a população afro-brasileira. Tem como escopo abordar as conquistas desse movimento no que tange a implementação de políticas educacionais voltadas para a superação do racismo, da desigualdade racial e a desobediência epistêmica da formação docente. O trabalho ancora-se nos teóricos pós-coloniais e nas mudanças trazidas pelas legislações que possibilitaram questionar a lógica hegemônica de uma cultura comum, de base ocidental e eurocêntrica, que silenciou e inviabilizou outras lógicas e outros saberes. O desafio posto é ressignificar as marcas deixadas pela colonialidade e a desconstrução dos currículos monoculturais, assim, a formação inicial e continuada dos professores, para a decolonização epistêmica, deve ser uma das estratégias que possibilitará a pedagogia decolonial.

Palavras-chave: Inter/muticulturalidade. Formação docente. Movimento negro.

Biografia do Autor

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal da Grande ­Dourados (UFGD), Dourados, MS

Doutora em educação. Professora adjunta da ­Faculda­de de Educação da Universidade Federal da Grande ­Dourados (UFGD).

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Marques, E. P. de S. (2014). Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 121–139. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.773

Edição

Seção

Dossiê