Seis questões capitais em Formação de Professores
Resumo
Esta matéria enfoca as seis questões que consideramos como referência capital para se refletir sobre formação de professores. As idéias básicas, discutidas nas questões, estão indicadas em seus próprios enunciados: formação como conceito complexo; formação e combinação de processos formais e informais; formação de professor transcende “áreas temáticas”; ênfase em valores experienciais; fragmentação da identidade profissional docente; a investigação na essência da formação docente.
Referências
ÁVILA, Vicente Fideles de. Educação escolar e desenvolvimento local: realidade e abstrações no currículo. Brasília: Plano, 2003.
ÁVILA, Vicente Fideles de. Formação de educadores para a educação básica: proposta de programa-processo em nível de graduação. Campo Grande-MS: UCDB , 1999.
BOLZAN, Dóris. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.HONORÉ, Bernard. Quelle formation? – réflexions pour contribuer à fonder une politique et une étude de la formation. In: Formation 1 – quelle formation?. Paris: Institut de Formation et d’Études Psychosociologiques et Pédagogiques/ Petite Bibliothèque Payot, 1974, p.89-183.
LOTHELLIER, Alexandre. La formation en question. In: Formation 1 – quelle formation?. Paris: Institut de Formation et d’Études Psychosociologiques et Pédagogiques/ Petite Bibliothèque Payot, 1974, p. 15-87.
PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. Conferência no IV Congresso da SPCE, Aveiro, 1998.
ROSÁRIO, Maria José Aviz Notas sobre a história da formação para o magistério. SÉRIE-ESTUDOS – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS: UCDB, n. 14, p. 109-121, jul./dez., 2002.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
SUNG, Jung Mo. Conhecimento e solidariedade: educar para a superação da exclusão social. São Paulo: Editora Salesiana, 2002. (Coleção viva voz; 5).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.