Gramsci e o papel da universidade na formação dos professores em serviço.
Resumo
Nos últimos anos foi desencadeado no Brasil um processo intenso de formação de professores em serviço, por meio de convênios estabelecidos com instituições de Educação Superior. Tendo em vista a necessidade de acompanhamento e análise desse processo, foi indicado que o ponto nodal da questão está no risco de baixa qualidade desses cursos. Pretendeu-se, então, iniciar a discussão do que seria uma educação de qualidade, utilizando idéias apresentadas por Antonio Gramsci em alguns cadernos do cárcere, com base na Edição Crítica organizada por Valentino Gerratana e na publicação recente da editora Civilização Brasileira, a cargo de Carlos Nelson Coutinho. A escolha desse referencial ocorreu porque aquele autor reflete sobre o papel dos intelectuais na transformação da sociedade, sendo essa a base metodológica com que está sendo considerada, no presente trabalho, a formação de professores em serviço. Uma vez que a orientação da elite hegemônica vem transferindo a educação, da condição de direito para a de mercadoria rentável, faz-se necessária a criação de forças contra-hegemônicas, para o que os cursos de formação de professores podem e devem contribuir.
Palavras-chave: formação de professores - qualidade – intelectuais.
Referências
GRAMSCI, Antonio – Quaderni del Cárcere – Volume primo – Edizione Critica dell’Istituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. Einaudi Tascabili, Torino, 1975.
-------------------------- - Cadernos do Cárcere – edição Carlos Nelson Coutinho, Vol. 2 e 3, Civilização Brasileira, Rio de Jan. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.