SETE OBRAS FUNDAMENTAIS SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Este artigo é uma nota bibliográfica comentando sete obras relevantes editadas em 2002 e 2003 sobre a educação superior no Brasil e na América Latina. São abordadas questões tais como reformas desse nível de ensino, avaliação, financiamento, organização e gestão das IES, privatização, ampliação das matrículas, bem como estudos de caso e experiências de ensino.
Referências
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
MOLLIS, Marcela (Comp.) Las universidades em América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires, Clacso, 2003.
MOROSINI, Marília Costa (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. O empresariamento da Educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo, Xamã, 2002.
PANIZZI, Wrana Maria (Org.). Universidade: um lugar fora do poder. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
SILVA JR., João dos Reis. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2003.
TRINDADE, Hélgio, BLANQUER, Michel (Orgs.). Os desafios da educação na América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.