Função educativa da escola, conhecimento do aluno e o trabalho de construir a identidade profissional desenvolvido pelo docente Dáugima M.

  • Dáugima M. Santos Queiroz UCDB
  • Helena Faria de Barros UCDB

Resumo

A função educativa da escola constitui, hoje, a essência do trabalho docente: a aprendizagem é sempre mudança; no ensino há que se considerar o conhecimento experiencial do aluno e, por último, o trabalho docente supõe sólida identidade profissional do professor. Este trabalho representa o empenho ou relaciona essas idéias postas a reflexão dos professores envolvidos pelo conhecimento experiencial dos alunos, conhecimento este revelado pelas respostas dadas a: “o que é ser professor ?” (em que consiste a profissão docente?). Com os resultados pôde-se obter subsídios para planejar a disciplina Formação de Professores, Prática e Profissionalização Docente no Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande – MS, no ano de 2004.

Biografia do Autor

Dáugima M. Santos Queiroz, UCDB
Doutora em Educação pela UNESP-Marília/SP. Professora
do Programa de Mestrado em Educação da UCDB.
Helena Faria de Barros, UCDB
Doutora em Educação pela UFSM. Professora do Mestrado
em Educação da UCDB.

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Publicado
2013-11-01
Seção
Relato de Pesquisa