Educação Intermulticultural: interpretando a diversidade como um recurso e não como um obstáculo

Autores

  • Cristiane Ferreira Fontenele UFSCAR
  • Emilia Freitas de Lima UFSCAR

Resumo

Embora a diversidade cultural presente na sociedade adentre a escola regular e esta receba crianças com saberes, tradições, gostos e sonhos bastante diversos, a escola continua trabalhando com currículos monoculturais e sendo palco de cenas que envolvem preconceitos e discriminações contra aqueles percebidos como “diferentes”. Ao trabalhar com currículos monoculturais, cala identidades étnicas, raciais, de gênero, entre outras, discriminando parte de seu alunado, contribuindo para sua baixa auto-estima, sentimentos de inadaptação à escola e fracasso escolar. Apresentamos neste artigo alguns elementos construídos pela perspectiva intermulticultural na educação que podem favorecer a abordagem da diversidade cultural como um recurso e não como um obstáculo à aprendizagem.

Biografia do Autor

Cristiane Ferreira Fontenele, UFSCAR

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Emilia Freitas de Lima, UFSCAR

Profa. do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Referências

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998.
CORTESÃO, Luiza. Ser Professor: um ofício em risco de extinção?. São Paulo: Cortez, 2002.
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
LIMA, Emília Freitas de. Multiculturalismo, Ensino e Formação de Professores. XIII ENDIPE: Educação Formal e não Formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife, PE, 2006.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Fontenele, C. F., & Lima, E. F. de. (2013). Educação Intermulticultural: interpretando a diversidade como um recurso e não como um obstáculo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/265

Edição

Seção

Artigos