Formação de professores: uma análise a partir das comunicações apresentadas nos VI e VII Encontros de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste

Autores

  • Josefa A. G. Grigoli UCDB
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UCDB

Resumo

O presente estudo focaliza o movimento do conhecimento sobre a temática da formação de professores, a partir da análise de 151 Comunicações apresentadas no GT “Formação de Professores” nos VI e VII ­Encontros de Pesquisa da Região Centro-Oeste – EPECOs, realizados, respectivamente, em Campo Grande, MS (2003) e Goiânia, GO (2004). Identifica e analisa as questões relacionadas com: (a) as temática que estão sendo objeto de reflexão e de investigação pelos pesquisadores; (b) a origem/procedência/vínculo desses pesquisadores e das pesquisas por eles desenvolvidas e (c) as características desses estudos e pesquisas no tocante aos objetivos que se propõem, à abordagem teórica e metodológica do objeto investigado e aos procedimentos e técnicas de investigação utilizados. Os resultados mostram que os EPECOs constituem espaço privilegiado para divulgação dos estudos e pesquisas desenvolvidos nos programas de pós-gradua­ção da região Centro-Oeste. Evidenciam um movimento que desloca o eixo de interesse dos pesquisadores de temas ligados à formação inicial para temas ligados à formação contínua e o desenvolvimento profissio­nal dos professores, à carreira, profissionalização e identidade profissional. Indicam, também, uma tendência à produção coletiva do conhecimento evidenciada pela presença crescente de Grupos de Pesquisa, tanto de caráter institucional como interinstitucional. Conquanto muito incipiente e com abordagem às vezes superficial, há evidências de uma ampliação dos marcos teóricos, metodológicos e epistemológicos da pesquisa na Região Centro-Oeste.

Biografia do Autor

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Doutora em Psicologia Educacional – PUC-SP;  ­Professora do Programa de Mestrado em Educação da UCDB.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, UCDB

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano– PUC-SP; Pós-doutorado pela Universite de Paris V (Rene Descartes);  Professora do Programa de Mestrado em Educação da UCDB

Referências

ALVES-MAZZOTI, Alda J. e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências sociais e naturais. São Paulo: Pioneira, 1999.
ANDRÉ, M. A formação de professores nas pesquisas dos anos 1990. In: Maciel. L. S.; Neto, Alexandre S. (Orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo, Cortez, 2004
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002.
BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.
CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: congresso brasileiro de qualidade na educação. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1995.
GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
PIMENTA, Selma G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v.22, n.2, julho/dezembro, 1996.
TORRES, R. M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História e Filosofia da Educação. São Paulo: PUC, 1998.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Grigoli, J. A. G., & Teixeira, L. R. M. (2013). Formação de professores: uma análise a partir das comunicações apresentadas nos VI e VII Encontros de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/264

Edição

Seção

Artigos