A universidade e os professores de escolas rurais: suas concepções e sua prática docente

Autores

  • Abigail Bastos Evangelista PUC/Campinas

Resumo

Este estudo, através do registro da história oral de professores de escolas públicas rurais, levantou dados significativos sobre a prática dos professores pesquisados, suas condições de trabalho, sua formação, suas necessidades e dificuldades para a docência no campo. Foi possível reconhecer a real situação destes professores no contexto da educação nacional e concepções que embasam sua prática. A análise qualitativa dos dados obtidos, com algumas referências quantitativas, permitiu o apontamento de questões que interferem diretamente na qualidade do ensino e desempenho de professores de escolas rurais brasileiras, como falta de formação específica e carências metodológicas e estruturais nas condições de trabalho. As conclusões apresentadas destacam como uma das muitas necessidades apontadas a reorganização das políticas para a educação do campo, que devem priorizar questões como formação para a docência na área rural, programas educacionais coerentes com a realidade do campo, condições mais adequadas de funcio­namento, de gerenciamento e alocação de recursos financeiros para as escolas rurais. Com as conclusões, pretende-se fomentar o debate acadêmico e social sobre as instituições formadoras e os currículos dos cursos de formação de professores, que devem enfatizar estudos e reflexões sobre as questões educacionais, sociais, históricas e culturais das populações do campo.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Evangelista, A. B. (2013). A universidade e os professores de escolas rurais: suas concepções e sua prática docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/263

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Seção

Artigos