O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória

  • Leny R. M. Teixeira UCDB
  • Edileni G. de Campos UCDB
  • Mônica Vasconcellos UFMS
  • Sheila Denize Guimarães UFMS

Resumo

Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os problemas que envolvem combinatória trabalhados em duas escolas públicas de Campo Grande-MS e o desempenho de 40 alunos dos 6o e 9o anos do Ensino Fundamental, obtidos em uma prova. Para tanto, realizou um levantamento da freqüência e dos tipos de problemas de estrutura multiplicativa presentes nos materiais didáticos utilizados nas respectivas escolas. Os resultados mostraram que, em número de acertos, a escola A apresentou uma pequena diferença em relação à B. Em ambas as escolas os alunos obtiveram melhor desempenho nos problemas que apresentaram valores baixos e duas variáveis. Os resultados apontaram pouca interferência do uso do livro didático no desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Leny R. M. Teixeira, UCDB
Dra. em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. Profa. no PPGE-Mestrado em Educação da UCDB.
Edileni G. de Campos, UCDB
Mestre em Educação pela UCDB.
Mônica Vasconcellos, UFMS
Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/CAPES.
Sheila Denize Guimarães, UFMS
Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/FUNDECT.

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Publicado
2013-06-10
Seção
Dossiê