O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória
Resumo
Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os problemas que envolvem combinatória trabalhados em duas escolas públicas de Campo Grande-MS e o desempenho de 40 alunos dos 6o e 9o anos do Ensino Fundamental, obtidos em uma prova. Para tanto, realizou um levantamento da freqüência e dos tipos de problemas de estrutura multiplicativa presentes nos materiais didáticos utilizados nas respectivas escolas. Os resultados mostraram que, em número de acertos, a escola A apresentou uma pequena diferença em relação à B. Em ambas as escolas os alunos obtiveram melhor desempenho nos problemas que apresentaram valores baixos e duas variáveis. Os resultados apontaram pouca interferência do uso do livro didático no desempenho dos alunos.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007. 152p. (Anos Finais do Ensino Fundamental).
BRITO, Márcia R. F. de; CORREA, Jane. O significado do conceito de divisão em crianças de escola elementar. In: III CONFERENCIA ARGENTINA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Libro de Resúmenes. Salta: SOAREM/UNSa, 2003. p. 150.
DANTE, Luis Roberto. Livro Didático de matemática: uso ou abuso? Em Aberto, Brasília, n. 69, jan./mar. 1996.
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderley F.; MOTTA, Valéria R.O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
FURTADO, Roberto Cossich. Resenhas. Em aberto, Brasília, n. 35, p. 23-26, jul./set. 1987.
KOUBA, Vicky L. Children’s solution strategies for equivalent set multiplication and division word problems. Journal for Research in Mathematics Education, v. 20, n. 2, p. 147-58, 1989.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual do usuário. Brasília: Em aberto, ano 16, n. 69, 1996.
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire; BELFORT, Elizabeth. Como é escolhido o livro didático de Matemática dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental? In: Anais do VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: UFPe, 2004.
MORO, Maria Lúcia F.; SOARES, Maria Tereza C. Níveis de raciocínio combinatório e produto cartesiano na escola fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, p. 99-124, 2006.
NACARATO, ADAIR M. A formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios frente às políticas públicas. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. v. 1. p. 15-29.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.
ONUCHIC, Lourdes Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria (Org.). Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p. 199-220.
PAIS, Luis Carlos. Estratégias de ensino de geometria em livros didáticos de matemática em nível de 5a a 8a série do ensino fundamental. In: 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Caxambu: 2006.
SCAFF, Elisângela A. S.; SENNA, Ester. O guia de livros didáticos e sua (in) utilização no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, RJ, v. 29, p. 32-37, 2000.
SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da. Critérios de adoção e utilização do livro didático de Matemática no ensino fundamental, e a participação do professor na adoção: o caso do Agreste de Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino das ciências) – UFRPE, Recife-PE, 2005.
TAXA, Fernanda O. S. Problemas multiplicativos e processo de abstração em crianças na 3a série do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001.
VERGNAUD, Gérard. Multiplicative Structures. In: RESH, R.; LANDAU, M. Acquisition of mathematics concepts and processes. New York, Academic Press, 1983. p. 127-74.
______. La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques, v. 10, n. 13, p. 133-70, 1990.
______. El niño, las Matemáticas y la realidad: problemas de la enseñanza de las Matemáticas en la escuela primaria. México: Trillas, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.