O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória

Autores

  • Leny R. M. Teixeira UCDB
  • Edileni G. de Campos UCDB
  • Mônica Vasconcellos UFMS
  • Sheila Denize Guimarães UFMS

Resumo

Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os problemas que envolvem combinatória trabalhados em duas escolas públicas de Campo Grande-MS e o desempenho de 40 alunos dos 6o e 9o anos do Ensino Fundamental, obtidos em uma prova. Para tanto, realizou um levantamento da freqüência e dos tipos de problemas de estrutura multiplicativa presentes nos materiais didáticos utilizados nas respectivas escolas. Os resultados mostraram que, em número de acertos, a escola A apresentou uma pequena diferença em relação à B. Em ambas as escolas os alunos obtiveram melhor desempenho nos problemas que apresentaram valores baixos e duas variáveis. Os resultados apontaram pouca interferência do uso do livro didático no desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Leny R. M. Teixeira, UCDB

Dra. em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. Profa. no PPGE-Mestrado em Educação da UCDB.

Edileni G. de Campos, UCDB

Mestre em Educação pela UCDB.

Mônica Vasconcellos, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/CAPES.

Sheila Denize Guimarães, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/FUNDECT.

Referências

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Teixeira, L. R. M., Campos, E. G. de, Vasconcellos, M., & Guimarães, S. D. (2013). O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/220

Edição

Seção

Dossiê