O uso de tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Biologia: um olhar sobre duas escolas públicas mineiras

Autores

  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Graça Aparecida Cicillini Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.211

Resumo

Esta pesquisa surgiu a partir do interesse sobre o uso de tecnologias nas práticas educacionais em aulas de Biologia e como elas são empregadas de forma a contribuir para a aprendizagem. Nessa perspectiva, contamos com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio que lecionavam em escolas públicas estaduais de Uberlândia. A metodologia utilizada foi a observação direta das aulas, que foram gravadas. Além disso, foram realizadas entrevistas, conversas informais, bem como registros em um diário de campo e análise das atividades desenvolvidas pelas professoras. As análises nos levaram a ­compreender que novas ­ferramentas tecnológicas como computadores ligados à internet estão chegando às escolas; porém as escolas não vêm se modificando na mesma velocidade em que a produção e utilização tecnológicas acontecem na sociedade.

Biografia do Autor

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Bióloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Graça Aparecida Cicillini, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professora orientadora no Mestrado em Educação da
Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Fialho, W. C. G., & Cicillini, G. A. (2013). O uso de tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Biologia: um olhar sobre duas escolas públicas mineiras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.211

Edição

Seção

Artigos