A instrução primária sorocabana: uma história através da historiografia do Grupo Escolar Antonio Padilha
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.208Resumo
Com o surgimento das escolas primárias é que se firma a cultura escolar como objeto histórico, no Brasil. Porém, esse objeto é um conjunto de circunstâncias econômicas, sociais, políticas e geográficas que são traçadas no decorrer do tempo dando origem e formato à história e à historiografia da cultura escolar. Com isso, estudar o papel dos grupos escolares e as articulações políticas que se fazem no e ao redor de um determinado grupo, desde sua fundação até os dias atuais, ou às vezes sua extinção, é estudar as convergências e contradições, principalmente políticas, que vêm sustentando a república no Brasil. Para tanto, este trabalho busca reconstruir parte da história do Grupo Escolar Antonio Padilha fazendo a leitura do recorte histórico de 1896 a 1913 – período de fundação e instalação definitiva do Grupo Escolar.
Referências
ALMEIDA, Aloísio de. Sorocaba – 3 séculos de história. Sorocaba: Ottoni, 2002.
GASPAR, Antonio Francisco. Sorocaba de ontem. [s.l.; s.n.], 1954.
ALEIXO IRMÃO, José. Loja Perseverança III e Sorocaba. Sorocaba: Fundação Ubaldino do Amaral, 1969.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Revista de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP – Trabalhos de memória, São Paulo, nov. 1998. Projeto História 17.
MAGALHÃES, Justino. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: autor??? Para a história do ensino liceral em Portugual. Braga: Universidade do Minho, 1999.
MARCILIO, Maria Luiza. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.
MENON, Og Natal. A educação escolarizada em Sorocaba entre o Império e a República. 2000. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
MEIRA, Regina de Fátima. Memórias e histórias de ex-professoras do Grupo Escolar Antonio Padilha. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba-SP.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
Arquivos Escolares:
Acervo: Escola Estadual “Antonio Padilha” – Sorocaba, São Paulo:
Livro de frequência – Escola Mista Rural da Vila Barcelona, 1925.
Livro de correspondência – Grupo Escolar Antonio Padilha, 1925.
Livro Diário de Atividades – Inspetor Distrital de Ensino, 1925.
Arquivos digitais disponíveis na internet:
Conselho Estadual de Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT). Disponível em: <www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 18 nov. 2006.
Jornais e outros arquivos:
Recenseamento do Brasil de 1872 e 1920, Rio de Janeiro: Typ. do Estado.
A Instrução Pública em Sorocaba. Grupo Escolar Antonio Padilha. Jornal Cruzeiro do Sul, Anno XI, n. 2228, 22/10/1913.
Pelas Fábricas. Jornal O Operário, ano III, n. 94, 6/8/1911.
Por entre os echos da victoria. Jornal O Operário, ano III, n. 96, 20/8/1911, p. 02.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.