Um estudo com professores de matemática a respeito de seus conhecimentos sobre o tema função

  • Adriana Barbosa Oliveira Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Nesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com três professores de Matemática sobre a relação existente entre seus conhecimentos sobre o conceito de função e sua prática pedagógica desenvolvida sobre esse tema. Para realizar esse estudo consideramos as três vertentes do conhecimento do objeto de estudo definidas por Shulman (1986): conhecimento de conteúdo, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico. Trabalhamos com professores da 1a série do Ensino Médio e definimos o tema Funções como central para a investigação. Realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. A análise das entrevistas permitiu concluir que a formação inicial dos professores parece não ter trabalhado suficientemente as três formas de conhecimento definidas por Shulman, pois observamos angústias e inseguranças nos três depoimentos coletados, devido às lacunas que poderiam/deveriam ter sido trabalhadas durante o curso de formação inicial.

Biografia do Autor

Adriana Barbosa Oliveira, Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.
Mestranda do PPGEdumat - Mestrado/UFMS.
Marilena Bittar, UFMS
Doutora em Didática da Matemática pelo Université de Grenoble I - Joseph Fourier Coordenadora do PPGEdumat-Mestrado/UFMS.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2002. 360p.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394. Brasília, 1996.

CHEVALLARD, Yves. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Traduzido por Ricardo Barroso Campos. Recherches en Didactique des Mathématiques, RDM, v. 19, n. 2, p. 221-66, 1999.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado) – PUC, São Paulo, 2004.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004. (Temas básicos de educação e ensino).

ROCHA, Luciana. P. (Re) constituição dos saberes de professores de Matemática nos primeiros anos de docência. 2005. Dissertação (Mestrado) – Unicamp, Campinas, 2005.

Shulman, Lee. Those Who Understan Knowledge Growth in Teaching, Educational Researcher, 1986.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-38, jan. /fev. /mar. /abr. 2000.

Publicado
2013-06-07
Como Citar
Oliveira, A. B., & Bittar, M. (2013). Um estudo com professores de matemática a respeito de seus conhecimentos sobre o tema função. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/206
Seção
Dossiê