O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial

Autores

  • Bruna Luise da Silva Sant'Ana UFMT
  • Daniela Barros Silva Freire Andrade UFMT

Resumo

Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas, distribuídas entre as quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software ALCESTE, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável Ano. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT sobre mudanças na Educação fazem um movimento entre o engajamento individual perante sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação diante das mudanças.

Biografia do Autor

Bruna Luise da Silva Sant'Ana, UFMT

Mestre em Educação (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia (GPEP).

Daniela Barros Silva Freire Andrade, UFMT

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT). Orientadora desta pesquisa.

Referências

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Sant’Ana, B. L. da S., & Andrade, D. B. S. F. (2013). O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/161

Edição

Seção

Artigos