Inclusão social na educação superior

Autores

  • Maria do Carmo de Lacerda Peixoto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo aborda o conceito de inclusão social em relação com seu oposto, o conceito de exclusão social. Busca traçar a trajetória de ambos os conceitos na literatura sociológica, identificando situações nas quais a abordagem desses conceitos tem tido repercussão mais acentuada. Nessa perspectiva, discute como diferentes formas de tratamento da questão transparecem nas análises do processo de desenvolvimento econômico e social. No espaço ocupado pela problemática no contexto da sociedade globalizada, as ações afirmativas são vistas como um modo de focalização das políticas sociais. O artigo se encerra com a discussão das tendências de desenvolvimento do conceito no campo teórico e político e das suas implicações em termos da proposição de políticas para a formulação e implementação de políticas para promover a inclusão na educação superior.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Brasileira (UFRJ). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Peixoto, M. do C. de L. (2013). Inclusão social na educação superior. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/157

Edição

Seção

Dossiê