A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd

Autores

  • Ruth Pavan UCDB

Resumo

O artigo analisa a importância que Freire tem ocupado no GT de Educação Popular no período de 2003 a 2007. A referência de análise é a própria teoria de Freire, pois entendemos que ele continua fundamental para pensar a educação numa perspectiva crítica e popular. Freire é utilizado principalmente para destacar sua importância para a educação popular nas décadas de 60 e 70, para fundamentar a prática pedagógica dialógica e o compromisso com os oprimidos. Concluímos que apesar de Freire ser citado na maioria dos trabalhos listados para a apresentação, sua presença no GT é menor do que o potencial de Freire, uma vez que os interesses e as causas defendidas por Freire estão umbilicalmente ligados aos interesses e causas da educação popular.

Biografia do Autor

Ruth Pavan, UCDB

Doutora em Educação. Professora do PPGE-UCDB.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Pavan, R. (2013). A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/148

Edição

Seção

Artigos