Avaliação da educação superior no Brasil: o pensamento veiculado na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas de educação

  • Maria das Graças Medeiros Tavares Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

O artigo analisa o pensamento veiculado nos textos publicados pela Revista ENSAIO: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência três categorias temáticas: avaliação institucional; avaliação de cursos de graduação e de pós-graduação e avaliação de sistemas avaliativos. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-1998 /1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona os artigos com as categorias temáticas em cada período histórico. Conclui com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.

Biografia do Autor

Maria das Graças Medeiros Tavares, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutora em Educação Brasileira pela UFRJ. Professora associada III do Centro de Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Visitante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Institucional e do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996” (apoio CNPq).
Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora adjunta IV do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”.
Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora adjunta IV do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”.

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Publicado
2013-06-04
Seção
Dossiê