Avaliação da educação superior no Brasil: o pensamento veiculado na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas de educação

Authors

  • Maria das Graças Medeiros Tavares Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Abstract

O artigo analisa o pensamento veiculado nos textos publicados pela Revista ENSAIO: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência três categorias temáticas: avaliação institucional; avaliação de cursos de graduação e de pós-graduação e avaliação de sistemas avaliativos. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-1998 /1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona os artigos com as categorias temáticas em cada período histórico. Conclui com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.

Author Biographies

Maria das Graças Medeiros Tavares, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação Brasileira pela UFRJ. Professora associada III do Centro de Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Visitante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Institucional e do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996” (apoio CNPq).

Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora adjunta IV do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”.

Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora adjunta IV do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”.

References

AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior no Brasil: gastos com as IFES – de Fernando Collor a Luiz Inácio Lula da Silva. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira; MOROSINI, Marilia (Orgs.). Educação superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília-DF: INEP, 2008.

ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G. Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da UFC. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, jan. 2009. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

BARREYRO, G. B. De exames, rankings e mídia. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13 n. 3, p. 863-868, nov. 2008.

BORGES, D. F.; ARAUJO, M. A. D. de. Cursos de Graduação dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas e Saúde da UFRN à luz das demais instituições federais de ensino superior do Nordeste. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 13, out./dez. 1996. ISSN 0104-4036.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 10 nov. 2010.

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F.; DOURADO, L. F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular nos cursos de graduação no Brasil. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 75, p. 67-83, 2001.

CASTRO, M. H. M. Avaliação Institucional para a autogestão: uma proposta. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 157-172, abr./jun. 1995. ISSN 0104-4036.

CATRIB, A. M. F.; FREITAS, K. S. de. Diretrizes de uma proposta transformadora de avaliação interna para a pós-graduação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 41, out/dez. 2003. ISSN 0104-4036

ELLIOT, L. G. Exame Nacional de Cursos: da polêmica a ações. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 13, p. 393-402, out./dez. 1996. ISSN 0104-4036.

FERNANDES, I. R.; BARROSO, M H. O inventário dos sistemas de avaliação da educação superior brasileiro: de 1897 a 1997. Versão preliminar para comentários e texto para comentários e sugestões. Documento de Trabalho 73. Observatório Universitário, junho 2008. Disponível em: <www.databrasil.org.br>.

FIRME, T. P.; LETICHEVSKY, A. C.; DANNEMANN, A. C.; STONE, V. Cultura de avaliação e política de avaliação como guias para a sua prática: reflexões a respeito da experiência brasileira. Ensaio: Aval. ol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, jan. 2009. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

GOMES, E. G.; MELLO, J. C. C. B. S. de; MEZA, L. A.; MELLO, M. H. C. S. de. Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-graduação em Engenharia. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 39, abr./jun. 2003. ISSN 0104-4036.

GREGO, S. M. D. Perspectivas teórico-metodológicas da avaliação nas universidades britânicas: subsídios à reflexão. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 29-40, jan./mar. 1995. ISSN 0104-4036.

GRINSPUN, M. P. S. Z. Avaliação institucional. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 31, p. 223-234, abr./jun. 2001. ISSN 0104-4036.

GURGEL, C. R. Análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes após o primeiro ciclo avaliativo das áreas de agrárias, saúde e serviço social do Estado do Piauí. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, jan. 2010. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

HORTALE, Modelo de avaliação CAPES: desejável e necessário, porém, incompleto. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(6), p.1837-1840, nov./dez. 2003.

KIPNIS, B.; BAREICHA, P. S. Avaliação de cursos e gestão do ensino de graduação em universidades: um estudo de tendência. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 365-376, out./dez. 1995. ISSN 0104-4036.

LAPA, J. dos S.; NEIVA, C. C. Avaliação em educação: comentários sobre desempenho e qualidade. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 12, p. 149-158, jul./set. 1996. ISSN 0104-4036.

LESTE, M. R.; VITTORIO, W. Aplicação de modelo para avaliação da qualidade em educação: o caso dos programas de pós-graduação e pesquisa em Economia. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 149-158, abr./jun. 1996. ISSN 0104-4036.

LOUREIRO, M. C. da S.; FALEIRO, M. de O. L.; ALMEIDA, M. Z. C. M. de. Subsídios para uma valiação de currículo: o caso do curso de Pedagogia da UFG. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, abr./jun. 1996. ISSN 0104-4036.

MACEDO, A. R. de; TREVISAN, L. M. V.; TREVISAN, P.; MACEDO, C. S. de. Educação superior no século XXI e a reforma universitária brasileira. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, jan. 2005. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov.2010.

MARCHELLI, P. S. O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, jul. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

NASCIMENTO, A. F. M.; LASSANCE, R. Qualidade do ensino superior e avaliação centrada no curso. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 7, n. 25, p. 389-400, out./dez. 1999. ISSN 0104-4036.

NUNES, L. C. As Dimensões da auto-avaliação institucional: tecendo redes de redes. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, jul. 2006. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

PAIVA, G. S. Avaliação do desempenho dos estudantes de educação superior: a questão da equidade e obrigatoriedade no Provão e ENADE. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, jan. 2008. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

POLIDORI, M. M.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; BARREYRO, G. B. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, out. 2006. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

ROCHA, N. M. F. Auto-avaliação de Centros de pós-graduação: uma proposta em ação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, out. 2006. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

SANTOS, A. L. P. dos; SIMÕES, A. C. Desafios do ensino superior em Educação Física: considerações sobre a política de avaliação de cursos. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, abr. 2008. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

SCHWARTZMAN, J. Dificuldades e possibilidades de se construir um ranking para as universidades brasileiras. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 5-28, jan./mar. 1995. ISSN 0104-4036.

______. Uma metodologia de avaliação de cursos de graduação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 4, n. 12, p. 237-264, jul./set. 1996. ISSN 0104-4036.

SEGENREICH, S. C. D. O PDI como referente para avaliação de instituições de educação superior: lições de uma experiência. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, jan. 2005. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

SGUISSARD, Valdemar. Modelo da expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação e Sociedade, v. 29, n. 105, p. 991-1022, out. 2008. ISSN 1010-7330.

SOARES, J. F.; MARTINS, M. I.; ASSUNÇÃO, C. N. B. Heterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 6, n. 18, p. 57-66, jan./mar. 1998. ISSN 0104-4036.

SPAGNOLO, Fernando; SOUZA, Valdinei Costa. Modelo CAPES de avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília/DF, n. 2, p. 8-33, nov. 2004.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior . Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, jul. 2006. ISSN 0104-4036. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 11 nov. 2010.

ZIMMER, L. R.; NEIVA, C. C.; LAPA, J. dos S. Resultados do “Provão” em Santa Catarina. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 6, n. 18, p. 85-110, jan./mar. 1998. ISSN 0104-4036.

Published

2013-06-04

How to Cite

Tavares, M. das G. M., Oliveira, M. A. A. de, & Seiffert, O. M. L. B. (2013). Avaliação da educação superior no Brasil: o pensamento veiculado na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas de educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Retrieved from https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/141

Issue

Section

Dossiê