Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula

Autores

  • Herivelto Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar como professores do ensino médio adquirem e utilizam o conhecimento no contexto da sala de aula. Optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista individual semiestruturada e a observação participante, ambas ferramentas da etnografia. A amostra constituiu-se de três professores do ensino médio de uma escola estadual do município de Curitiba-PR. Os principais resultados do estudo mostram que o saber mais valorizado pelos três professores participantes deste estudo é o saber científico, embora também valorizem o saber pedagógico, mas a busca por este conhecimento se dá apenas pela leitura de livros que abordam estas questões. Outro saber que os professores valorizam sobremaneira é o saber da experiência que, na verdade, é o saber mais utilizado pelos professores no dia-a-dia da sala de aula.

Biografia do Autor

Herivelto Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutor em Educação, Professor da Universidade Tecnológica
Federal do Paraná.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Moreira, H. (2013). Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/138

Edição

Seção

Artigos