A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica

Autores

  • Claunice Maria Dorneles Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

Este artigo tem como objetivo contextualizar/historicizar como a sociedade, em cada época, concebe a pessoa com deficiência visual, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Moderna e Contemporânea. Esse processo histórico repercutiu no Brasil, bem como na unidade federada Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise histórica, observa-se que há um processo histórico de discriminação. Mas há também um processo histórico de luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual, o que resultou em políticas públicas, incluindo políticas públicas educacionais que vêm possibilitando avanços significativos, como a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares e a  implantação das salas de recursos multifuncionais.

Palavras-chave: Deficiência visual. Educação. In/exclusão.

 

Biografia do Autor

Claunice Maria Dorneles, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Coordenadora do CAP/DV/MS.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

Dorneles, C. M., & Pavan, R. (2014). A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 151–168. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/801

Edição

Seção

Artigos