Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas
Resumo
Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
BAUER, Martin W. et al. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-36.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’água, 2003. p. 112-143.
______. O poder simbólico. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Razões práticas. Sobre a teoria da ação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2005.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
FELL, André Felipe de Albuquerque et al. Um estudo da produção acadêmica nacional sobre gestão do conhecimento através da teoria do conhecimento de Habermas. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 5, n. 2, p. 251-268, 2008.
FERREIRA, Rosilda Arruda. A pesquisa científica nas Ciências Sociais – caracterização e procedimentos. Recife: Editora UFPE, 1998.
GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002.
HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e interesse. In: BENJAMIM, M. W. et al. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983a. p. 301-312. (Coleção Os Pensadores).
______. Teoria analítica da ciência e dialética. In: BENJAMIM, M. W. et al. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983b. p. 277-299. (Coleção Os Pensadores).
______. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1992.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANCHEZ GAMBOA, Silvio (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SCOCUGLIA, Jovanka B. C. A hermenêutica de Wilhelm Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas. Estado e Sociedade, Brasília, v. XVII, n. 02, p. 249-281, jul./dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.