“A vida é bela”: para ler legendas e para humanizar-se

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1570

Palavras-chave:

"A vida é bela", legendas cinematográficas, humanização

Resumo

A aprendizagem de atos de ler em ambientes escolares pode resultar do encontro de crianças com a pluralidade de gêneros dos enunciados, com suportes vários e mídias. Filmes legendados oferecem às crianças as condições para que aprendam a negociar, no silêncio, os sentidos das legendas. Este artigo relata uma atividade de pesquisa e de extensão com o filme italiano “La vita è bella” (“A vida é bela”), desenvolvida com um pequeno grupo de crianças, entre 6 e 10 anos, em uma organização não governamental (ONG), em Marília, SP, apoiada nos princípios de metodologia das ciências humanas desenvolvidos por Bakhtin e no conceito de massa aperceptiva de Jakubinskij. Os diálogos entre crianças e pesquisadores, gravados e analisados sob a lente desse referencial, evidenciam que as crianças aprendem a negociar rapidamente sentidos; interessam-se por debater temas tensos, como a opressão e a violência contra crianças e minorias étnicas e, por essa razão, humanizam-se; tornam-se também, pouco a pouco, apreciadoras de filmes com boa qualidade estética.

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Letras Pela UNESP. Professor livre-docente pela UNESP. Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP.

Érika Christina Kohle, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Letras – Português e Alemão pela UNESP e Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia pela UNESP. Diretora de Escola de Educação Infantil da rede Municipal de Marília, SP.

Sônia de Oliveira Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Pedagogia pela UNESP. Coordenadora Pedagógica em escola de ensino fundamental da rede estadual paulista em Marília.  

Referências

BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

JAKUBINSKIJ, L. Sur la parole dialogale. In: JAKUBINSKIJ, L. Une linguistique de la parole (URSS, années 1920-1930). Limoges: Lambert Lucas, 2012. p. 109-127.

A VIDA é Bela. Direção de Roberto Benigni. Melampo Cinematografica. Arezzo: Cecchi Gori Group, 1997. Vídeo (116 min.), son., color.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Arena, D. B., Kohle, Érika C., & Santos, S. de O. (2022). “A vida é bela”: para ler legendas e para humanizar-se. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 147-´171. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1570