Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523Palavras-chave:
PNAIC, Prática docente, Formação continuadaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da prática docente de três professoras do ciclo de alfabetização, a partir de sua participação no Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, ofertado no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A metodologia da pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa de cunho exploratório, constituída pelo estudo dos documentos norteadores do Pacto, observação da prática e realização de entrevistas semiestruturadas com as docentes. A base teórica sustenta-se, entre outros, em Alarcão (2001), Libâneo (2005) e Moll (2009). Nos resultados, constatamos uma mescla entre a absorção e a adequação do que foi trabalhado no Curso, apropriada à prática docente e à manutenção, ainda bastante presente, de metodologias ditas tradicionais, voltadas à exposição de informações e memorização de conteúdo, apesar dos cinco anos de formação realizada.
Referências
ALARCÃO, I. (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
ALFERES, M. A.; MAINARDES, J. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 47-68, jan./mar. 2019.
BALL, S. J. The education debate. 2. ed. Bristol: Policy Press, 2013.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do plano de metas compromisso todos pela educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, DF: Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 24 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 2 set. 2018.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 17 out. 2018.
BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília, DF: Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 6 fev. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em: 8 jun. 2018.
BRASIL. Lei n. 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Brasília, DF: Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 16 maio 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11114.htm. Acesso em: 8 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do plano nacional de educação. Brasília, DF: Presidência da República/MEC/ Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino [SASE], 2014a. p. 16-61. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 29 abr. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretária de Educação Básica [SEB]. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização. Brasília, DF: MEC/SEB, 2014b.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria de Educação Básica [SEB]. PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: documento orientador. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf. Acesso em: 14 maio 2018.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, DF: MEC, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11125-05072012-portaria-867&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 abr. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria da Educação Básica [SEB]. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília, DF: MEC/SEB, 2012b. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-de-Formacao.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Conselho Nacional de Educação [CNE]. Câmara de Educação Básica [CEB] Resolução n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos, 2010. Brasília, DF: MEC /CNE/CEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 22 ago. 2018.
FARENZENA, N. Responsabilidade Pública para com as Políticas Públicas de Educação: algumas reflexões. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 96-112, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005.
MOLL, J. Alfabetização Possível: reinventando o ensino e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2009.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SILVA, N. T. A formação do professor alfabetizador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC: desafios e contribuições. 2018. 86 f. Monografia (Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2018a. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000019/00001978.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
SILVA, A. T. Diário de campo. Sapiranga: [s.n.], 2018b.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO [Undime]. ANA: as ações federais para a alfabetização em 2018 [Entrevista concedida por Raphael gomes Alves]. Undime, Brasília, DF, 10 nov. 2017. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/10-11-2017-14-30-ana-as-acoes-federais-para-a-alfabetizacao-em-2018. Acesso em: 20 dez. 2020.
VICKERY, A.; CORSO, L. V.; GUERRA, H. O. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.