A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

Resumo

Num mundo marcado por inúmeros desafios, dentre eles o desafio da instrumentalização do mundo da vida pela racionalidade técnico/instrumental, a formação acadêmica encontra-se num contexto de crise paradigmática, em que não somente a ideia de verdade e os ideais educacionais entram em crise. A própria razão perde seu status de auto suficiente e passa a ser convidada a colocar-se na escuta e no entendimento do “Outro”, demandando aos processos formativos, particularmente à formação docente, todo um processo pautado na instituição de relações baseadas no respeito e no “cuidado ético”. Por entender que a formação do sujeito ético só é possível mediante processo pedagógico que envolva necessariamente exercícios de reflexão sistemática, conduzida para que os alunos possam integrar a preocupação e a atitude ética durante sua formação, neste ensaio refletimos sobre a dimensão ética da docência como possibilidade de ajudar a aflorar uma radical “sensibilidade ética” entre os professores no seu processo formativo. Afinal, se essa mediação pedagógica faltar na formação docente, poderá não ocorrer o desenvolvimento da sensibilidade ética entre os professores, o que também faltará no seu agir cotidiano nas escolas.

Palavras-chave: Ética. Docência universitária. Formação de professores.

 

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Psicóloga. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Magalhães, S. M. O. (2015). A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 199–212. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/480

Edição

Seção

Artigos