Política de currículo organizado por ciclos de formação e noções de conhecimento de professores: implicações de uma formação discursiva

Autores

  • Jucilene Oliveira de Moura
  • Ozerina Victor de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(11)

Palavras-chave:

política de currículo, ciclos de formação, conhecimento escolar.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise das noções de conhecimento de professores a partir de uma política de currículo organizado por ciclos de formação humana. O objetivo é dar visibilidade e problematizar essas noções em relação ao currículo organizado em ciclos e à hipertrofia do conhecimento nos discursos configuradores do currículo. Em termos teórico-metodológicos, exercitamos uma análise de discurso (LACLAU, 2011) articulada à consideração do ciclo de política (BOWE; BALL, 1992) e à compreensão da política de currículo como política cultural. A empiria da pesquisa se compõe pelas vozes de professores, coletadas por meio de entrevistas. Na análise, depreendem-se noções de conhecimento que aglutinam discursos díspares, compondo um ciclo de política e um discurso configurados sob-rasura, mantendo, pela via da equivalência com outros significantes, a ênfase ou hipertrofia no/do conhecimento na política de currículo em análise e a persistência da lógica do currículo seriado.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

de Moura, J. O., & de Oliveira, O. V. (2016). Política de currículo organizado por ciclos de formação e noções de conhecimento de professores: implicações de uma formação discursiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 185–200. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(11)

Edição

Seção

Artigos