Rui Barbosa e a educação brasileira: métodos e programas
Resumen
Este trabalho discute o método e o programa propostos por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino primário brasileiro, no final do século XIX, ao escrever os pareceres acerca da “Reforma do Ensino Primário e as Várias Instituições Complementares” em 1883. Este consiste em um importante documento que permite entender o contexto histórico brasileiro da época e evidenciar como ele ambicionava promover a escolarização popular de modo a ascender o país política e economicamente. Pretende-se verificar como o programa poderia colaborar no processo de consolidação política da nação brasileira; para isso, lançou-se mão do método de investigação histórica, com o intuito de entender o objetivo proposto. Rui Barbosa atribuía ao método boa parte do caos em que se encontrava o ensino e se mobilizou na apresentação de um novo método, capaz de reformá-lo. Não obstante as concepções que nortearam a seleção dos conteúdos de ensino que Rui Barbosa defendia, estas definiram as suas finalidades e revelaram a configuração de um projeto audacioso e rico. Seu projeto estava claramente direcionado para a modernização do país, para a moralização do povo, assim como para a formação do cidadão-patriótico por meio da educação.
Citas
BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. In: ______. Obras completas. v. X, t. I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947a.
______. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. In: ______. OBRAS COMPLETAS. v. X, t. II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947b.
______. Lições de coisas. In: ______. Obras completas. v. XIII, t. I. (1886). Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950.
KUHLMANN JR., Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais 1862-1922. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco, 2001.
LEONEL, Zélia. Contribuição à história da escola pública. (Elementos para a crítica da teoria liberal da educação). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1994.
MACHADO, Maria C. G. Rui Barbosa: Pensamento e ação. Campinas, SP: Autores Associados; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2002.
______. Fontes e história das instituições escolares: O projeto educacional de Rui Barbosa no Brasil. In: LOMBARDI, J. C; NASCIMENTO, M. I. M (Org.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 65-83. v. 1.
PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SCHELBAUER, Analete R. Idéias que não se realizam. O debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870 a 1914. Maringá, PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 1998.
______. A constituição do método de ensino intuitivo na Província de São Paulo (1870 – 1889). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SPENCER, Herbert. Educação intellectual, moral e physica. Porto: Livraria Chardron, 1927.
VALDEMARIN, Vera Teresa. O liberalismo demiurgo: Estudo sobre a reforma educacional projetada nos pareceres de Rui Barbosa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000.
______. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método intuitivo. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.