Ser professor: elementos consensuais das representações sociais de docentes em início de carreira

Autores

  • Laeda Bezerra Machado
  • Mirella Maria Pimentel Raposo
  • Marcella Thaine Lima e Silva
  • Thaiz Reis Albuquerque Castro

DOI:

https://doi.org/10.20435/231819822016107

Palavras-chave:

Profissão, representações sociais, professores iniciantes.

Resumo

O artigo identifica os elementos de consenso das representações sociais do ser professor construídos pelos docentes iniciantes de educação infantil e de ensino fundamental. A investigação se baseia nos fundamentos da abordagem societal, protagonizada por Willem Doise. Trata-se de um estudo exploratório para o qual se utilizou um questionário com questões abertas, respondido por 70 professores de escolas municipais e estaduais da Região Metropolitana do Recife. Os resultados sinalizam elementos consensuais de uma representação social da profissão docente associada a fatores negativos, marcada pelo pessimismo que se vincula a diversos aspectos, que precarizam o trabalho docente. É possível admitir que o contexto de precarização concorre para que o consenso representacional da profissão esteja articulado a um sentimento de mal-estar docente

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Machado, L. B., Pimentel Raposo, M. M., Lima e Silva, M. T., & Albuquerque Castro, T. R. (2016). Ser professor: elementos consensuais das representações sociais de docentes em início de carreira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(41), 91–110. https://doi.org/10.20435/231819822016107

Edição

Seção

Artigos