A metodologia “maiêutica recíproca” di Danilo Dolci

Autores/as

  • Caterine Benelli Università degli Studi di Messina

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(01)

Palabras clave:

direito à voz, formação recíproca, emancipação da comunidade.

Resumen

Danilo Dolci foi um educador-comunicador que contribuiu para o desenvolvimento social das classes menos favorecidas por meio de uma metodologia de educação para a paz,  para o diálogo e de luta (não-violenta) pelos Direitos Humanos em época e lugares difíceis: trata-se da Sicília dos anos cinquenta do século XX. Dolci, em quase cinquenta anos de atividade educativa e social no território local, nacional e internacional, promove um método educativo e busca, através da investigação de fundo, pesquisar a verdade e a justiça e, ao mesmo tempo, o uso do dispositivo pedagógico definido por Dolci como “maiêutico-recíproco”: método para a promoção da emancipação da comunidade e do direito de todos à palavra, sem exceção. Uma metodologia educativa e social, como a de Dolci, nos recorda o compromisso de Don Lorenzo Milani na sua escola de Barbiana e, ao mesmo tempo, a educação como conscientização de Paulo Freire no Brasil.

Palavras-chave: Direito à voz; formação recíproca; emancipação da comunidade.

 

Biografía del autor/a

Caterine Benelli, Università degli Studi di Messina

Phd, Universidade de Firenze. Docente e pesquisadora dePedagogia Geral e Social na ‘Università degli Studi di Messina’, Itália, Departamentode Civilização Antiga e Moderna. Tradução livre do italiano de Paulo César de Oliveira,UNIFAL, MG.

Citas

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Publicado

2016-09-12

Cómo citar

Benelli, C. (2016). A metodologia “maiêutica recíproca” di Danilo Dolci. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 9–21. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(01)

Número

Sección

Dossiê