Violência intermediária: um olhar para o cotidiano escolar

Autores/as

  • Hélio Iveson Passos Medrado UNISO

Resumen

Estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária. O artigo pauta-se por certezas provisórias consolidadas por intermédio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa – Podis (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba, SP). Lançamos um novo olhar sobre violências nas escolas o qual produz o paradigma intermediário e supera os conceitos sobre as conceituações concretas e simbólicas. Metodologicamente, resgatamos as ideias de Bourdieu e as das Fiches thématiques, estudo do governo coordenado por Debarbieux, as quais apresentam uma radiografia sobre as violências nas escolas francesas. Objetivamente, realizamos recortes sobre ações que definem a dimensão do político, do ato de decifrar, interpretar e controlar as violências nas instituições escolares. Deixamos claro que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado.

Biografía del autor/a

Hélio Iveson Passos Medrado, UNISO

Doutor, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil.

Citas

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

DEBARBIEUX, Eric et al. Fiches thématiques – Contributions du conseil scientifique – Les États Généraux de la Sécurité à l´École : comprendre, prévenir, agir. Sorbonne, Paris: Ministère de L´Éducation Nationale, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

______. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MEDRADO, Hélio. Violências: do cotidiano à institução escolar – uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Porto de Ideias, 2010

TOCQUEVILLE, A. De la démocratie en Amérique – I. Paris: Garnier-Flammarion, 1981.

TOURAINE, Alain. Pourrons-nous vivre ensemble? Égaux et différents. Paris: Fayard, 1997.

Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Medrado, H. I. P. (2013). Violência intermediária: um olhar para o cotidiano escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/93

Número

Sección

Artigos