O sentido do trabalho educativo no campo social

Autores/as

  • Karine Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilene Alves Lemes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(03)

Palabras clave:

campo social, práticas educativas, ONGs

Resumen

O cenário contemporâneo em que se apresentam as organizações não governamentais tem sido visualizado como um campo fértil para o estudo das práticas educativas desenvolvidas no campo social. Essas organizações incluem um conjunto de entidades diversas em concepções, metodologias de trabalho, entendimentos da política pública e do direito. Estão envoltas em uma multiplicidade de intenções, fazendo com que suas práticas permeiem um campo nebuloso, difícil, inclusive, de serem explicadas por quem as desenvolve. Com o objetivo de conhecer a dimensão educativa dessas práticas, analisamos entrevistas e memórias de encontros com trabalhadores sociais, procurando responder à seguinte questão: que tipo de orientações coletivas e visões de mundo emergem das práticas desenvolvidas por profissionais que atuam em ONGs? As reflexões empreendidas neste estudo nos fazem inferir que tais práticas estão impregnadas de intencionalidades, ora emancipatórias, ora conformatórias.

Palavras-chave: campo social, práticas educativas, ONGs.

Biografía del autor/a

Karine Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Doutora em Educação. Professora da Faculdade deEducação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora no Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES).

Marilene Alves Lemes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pedagoga. Doutoranda em Educação. Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos). Pesquisadora no Coletivo de Educação Popular e PedagogiaSocial (CEPOPES).

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Publicado

2016-09-12

Cómo citar

Santos, K., & Lemes, M. A. (2016). O sentido do trabalho educativo no campo social. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 45–67. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(03)

Número

Sección

Dossiê