Professores de Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas relacionadas à inserção das Tecnologias

Autores/as

  • Denise Tomiko Arakaki Takemoto Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco

Resumen

Este texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo analisar as concepções relacionadas à inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram onze professoras que atuam em salas de pré-escola, em duas escolas municipais de Campo Grande, MS. Os resultados apontaram que as concepções das professoras quanto ao termo tecnologia refere-se ao conceito de Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC). Identificamos que, mesmo não possuindo formação para integrar as TIC ao currículo, as professoras as utilizam em suas práticas pedagógicas. Nas atividades desenvolvidas pelos sujeitos, detectamos a preferência em utilizar a televisão e o vídeo. Inferimos que, além de fortalecer o processo de aprendizagem da criança, o uso das TIC na escola pode contribuir com a inclusão digital e social, porém há a necessidade de políticas de investimentos em infraestrutura e em formação continuada.

Palavras-Chave: Educação infantil; Tecnologias; Concepções e práticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

Denise Tomiko Arakaki Takemoto, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Mestre em Educação. Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Campo Grande, MS.

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Mestrado/Doutorado

Universidade Católica Dom Bosco

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Publicado

2015-06-25

Cómo citar

Takemoto, D. T. A., & Brostolin, M. R. (2015). Professores de Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas relacionadas à inserção das Tecnologias. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 73–87. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/835

Número

Sección

Artigos