As Políticas Educacionais no Brasil

Autores/as

  • Luciana Abdonor Pedroso da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Jefferson Carriello do Carmo Universidade de Sorocaba (UNISO); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumen

O artigo ora apresentado discorre sobre as investigações acerca das políticas educacionais relacionadas à formação docente para Educação de Jovens e adultos (EJA) no Brasil. Diante dessa temática elegemos como questão síntese a ser respondida: como se caracterizam e com quais problemas se defrontam as políticas para EJA no Brasil? Para o melhor equacionamento desta questão efetuamos um recorte temporal a ser investigado, situado entre o final dos anos 1990 até a presente data. Com esta problemática objetivamos descrever e analisar as políticas educacionais do Brasil, no que se refere à formação docente na EJA, no contexto das transformações políticas no decorrer da evolução da sociedade e como foi se constituindo a política até tornar-se política educacional. Nesse sentido, com a elaboração e consolidação da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96, a EJA passou a ser reconhecida como modalidade de ensino, bem como, as políticas de formação para atuarem na modalidade EJA receberam maior atenção por parte do Estado e da legislação. Para atingir o objetivo proposto, o caminho empírico foi o bibliográfico e descritivo-analítico. O texto com nossos achados está estruturado em duas seções que se complementam: na primeira descrevemos a educação como política educacional no Brasil e realizamos comentários acerca da participação das Organizações Internacionais (OI’s), suas imposições e representações, nas políticas, bem como as suas determinações nos resultados políticos e analisamos a correlação de forças presentes na formulação dessas políticas. Na segunda seção apresentamos discussões acerca das políticas educacionais de formação para a EJA e discutimos a tarefa da LDB nestas políticas, bem como o direito dos jovens e adultos ao ensino e a importância da habilitação docente para atuar na modalidade EJA.

Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos.

Biografía del autor/a

Luciana Abdonor Pedroso da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Políticas Públicas; Educação

Jefferson Carriello do Carmo, Universidade de Sorocaba (UNISO); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Políticas Públicas; Educação

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Publicado

2014-11-25

Cómo citar

Silva, L. A. P. da, & Carmo, J. C. do. (2014). As Políticas Educacionais no Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 251–260. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/748

Número

Sección

Artigos