O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática
Resumen
Este texto tem por objetivo apresentar osresultados de uma pesquisa em andamento (2012-2013) que visa produzir dados sobreo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidadecomunitária na região Centro-Serra do Estado do Rio Grande do Sul. Neste texto,problematizamos as narrativas de bolsistas “pibidianos” dos Cursos de Pedagogia eMatemática, discutindo seus efeitos de verdade na formação docente dos mesmos. Na produção dedados, utilizamos a técnica do Grupo de Discussão (GD). O material de pesquisafoi organizado a partir da transcrição das entrevistas coletivas e dosregistros no diário de campo. Na análise realizada, problematizamos o PIBIDcomo um espaço de relações de poder que promovem a normalização no sentido deinstrumentalizar os futuros professores. Deste modo, ao pensarmos nas experiências vivenciadas pelos alunos noPIBID, épossível inferir que elas instituem verdades sobre a formação docente deprofessores que ensinam matemática.Descargas
Publicado
2014-11-25
Cómo citar
Oliveira, C. J. (2014). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 223–235. Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/740
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.