Ações colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino

Autores/as

  • Ana Paula de Freitas Centro Universitário Moura Lacerda

Resumen

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de que professores construam conhecimentos sobre práticas de ensino e representações de alunos com deficiência por meio de ações colaborativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu mediante encontros realizados entre a pesquisadora e uma professora de uma sala de aula de 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Todos os encontros foram audiogravados e/ou registrados em diário de campo. As reuniões se configuraram como um momento em que foi possível a discussão sobre o aluno com deficiência e seus modos de participação, bem como sobre as possibilidades de práticas pedagógicas. O trabalho colaborativo apresenta-se como um espaço para que o docente possa refletir sobre sua prática, encontrar caminhos para transformá-la e tornar-se mais seguro em sua ação educativa.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Práticas de Ensino. Ação Colaborativa.

Biografía del autor/a

Ana Paula de Freitas, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda.

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Publicado

2013-12-17

Cómo citar

de Freitas, A. P. (2013). Ações colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/698

Número

Sección

Artigos