Plano de Ações Articuladas em municípios paulistas prioritários: o exercício cooperativo em análise

Autores/as

  • Luciana Teófilo Santana Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (FATECE).
  • Theresa Maria de Freitas Adrião Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Resumen

Este artigo analisa o movimento de articulação entre Governo Federal, representado pelo Ministério da Educação, e os demais entes federados, que em colaboração buscam empreender políticas educacionais frente às atuais demandas. Especificamente, o estudo se volta para o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento do planejamento pelo qual se desenvolve um diagnóstico da situação educacional nas diferentes localidades e, em consonância, estabelece ações e subações para as quais são ofertadas assistência técnica e financeira por parte do Governo Federal para os sistemas estaduais e municipais de ensino. O estudo se efetivou por meio da descrição do Plano de Ações Articuladas e análise do conteúdo presente nos termos de cooperação dos municípios selecionados, termos nos quais estava prevista assistência a ser ofertada pelo governo federal. Dentre 17 municípios paulistas, priorizados inicialmente pelo governo federal, constam deste artigo aqueles que apresentavam menor desempenho na avaliação dos indicadores que compunham o diagnóstico e, portanto, demandaram maior assistência. Sinalizamos para a importância de implantação de medidas com vistas à cooperação entre os entes federados para empreender as políticas educacionais, nas quais os municípios, esferas frágeis de poder, possam se utilizar de programas e ações pré-estabelecidos, no âmbito do governo federal, com a finalidade de elevar seus índices educacionais que devem refletir, sobretudo, a qualidade de ensino.

Biografía del autor/a

Luciana Teófilo Santana, Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (FATECE).

Membro da Equipe Tecnico-pedagógica da Secretaria
Municipal de Educação de Pirassununga e Professora da
Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (FATECE).

Theresa Maria de Freitas Adrião, Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade
de Campinas (UNICAMP).

Citas

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SANTANA. L. T. O Plano de Ações Articuladas nos municípios paulistas prioritários: o exercício cooperativo em análise. Rio Claro: 2011.

Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Santana, L. T., & Adrião, T. M. de F. (2013). Plano de Ações Articuladas em municípios paulistas prioritários: o exercício cooperativo em análise. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/66

Número

Sección

Dossiê