Imaginário social e processo de institucionalização da produção acadêmico-científica sobre a questão do professor

Autores/as

  • Janete Magalhães Carvalho
  • Regina Helena Silva Simões

Resumen

Estudos têm sido encaminhados na perspectiva de que a formação, a prática pedagógica e a identidade/profissionalidade docente devam ter como suporte a relação entre o saber teórico e o saber técnico com as vivências e significações sócio-históricas que os agentes escolares estabelecem com o conhecimento científico. O presente estudo enfoca a análise de “fragmentos” do imaginário sociopolítico e pedagógico presentes no discurso de professores atuantes no curso de Pedagogia em confronto com a teorização expressa em periódicos nacionais, na década de 90, sobre: concepção de educação e ciência; formação inicial; formação continuada; prática pedagógica e identidade profissional do professor. A análise do material discursivo obtido, em pesquisa documental e de campo, foi “iluminada” pelas categorias: imaginário social, práxis/poiésis, autonomia e ação política.

Citas

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Publicado

2013-11-11

Cómo citar

Carvalho, J. M., & Simões, R. H. S. (2013). Imaginário social e processo de institucionalização da produção acadêmico-científica sobre a questão do professor. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/548

Número

Sección

Dossiê