Refletindo sobre Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras: contribuições do multiculturalismo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.525Resumen
O artigo trata das tensões inerentes à construção da identidade negra e suas implicações curriculares, a partir do olhar do multiculturalismo. O presente trabalho busca tecer reflexões sobre a construção da identidade negra e possíveis formas de incorporá-la no currículo das escolas brasileiras. Partindo da centralidade da questão face a recentes medidas políticas que visam garantir visibilidade e representatividade da identidade negra nos espaços educacionais ( tais como reserva de cotas para negros em universidades públicas, bem como a recente introdução, por parte do governo federal, da Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que aponta para a obrigação da inclusão da temática "História e Cultura Afro-brasileira" no ensino fundamental e médio), busca-se pensar sobre o que está envolvido na construção da identidade negra e que possibilidades poderiam ser vislumbradas para que tais ações políticas pudessem, efetivamente, contribuir para currículos que caminhem no sentido de valorizar a identidade em questão sem recair em congelamento ou em perpetuação de estereótipos e preconceitos.
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