Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores

Autores/as

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira UNESP
  • Alberto Albuquerque Gomes UNESP

Resumen

Refletir sobre a identidade profissional do professor exige que se discuta como um profissional, que em sua história recente tem sido vítima de políticas salariais desastrosas e submetido a condições de trabalho e de formação totalmente inadequadas, pode construir sua identidade. Além disso, tem se exigido do professor, de forma paradoxal, um compromisso com a autoformação, além da formação profissional obtida nos cursos de formação de professores. Considerando que a identidade profissional do professor constrói-se, pelo sentimento de pertença a uma comunidade de professores, pelas práticas sociais dos sujeitos e pela articulação das esferas do conhecimento, das normas e valores profissionais e dos saberes pedagógicos, defendemos que isto passa, necessariamente, pela reconstrução das relações dialógicas entre estas esferas.

Biografía del autor/a

Camila Alberto Vicente de Oliveira, UNESP

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação
daUNESP/Presidente Prudente.

Alberto Albuquerque Gomes, UNESP

Professor da UNESP/Presidente Prudente. Pesquisador
da Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório
de Políticas de Educação e de Contextos Educativos
da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Citas

BUENO, Francisco da Silveira. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1968.

CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa (org). Viver e construir a profissão. Porto: Porto Editora, 1997. p.22-50

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente – a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: Edusc, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. O professor e a construção da sua identidade profissional. In: LIBÃNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 62-71.

LOPES, Amélia. Libertar o desejo, resgatar a inovação: A construção de identidades profissionais docentes. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p.15-34.

SANCHES, Maria de Fátima Chorão. (Re)construção emancipatória da identidade dos professores na era da globalização e da sociedade do conhecimento: que possibilidades? In: ADÃO, Aurea & MARTINS, Édio (org.). Os professores: identidades reconstruídas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/Edições Universitárias Lusófonas, 2004. p. 37 – 54

TEODORO, Antonio. Crise de identidade nos papéis e na formação de professores. Quatro tópicos a partir de uma leitura sociológica. 3o Encontro Ibérico e História da Educação - Braga: Junho de 1998, p.1-8. Disponível em http://www.ulusofona.pt/. Acesso em 30 julho de 2003.

TEXTO CONSULTADO

HARGREAVES, Andy. Ser professor na era da insegurança. In: ADÃO, Aurea & MARTINS, Édio (Orgs.). Os professores: identidades reconstruídas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2004, p. 13 - 36.

Publicado

2013-10-31

Cómo citar

Oliveira, C. A. V. de, & Gomes, A. A. (2013). Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/481

Número

Sección

Artigos