Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas

Autores

  • José Augusto da Silva Pontes Neto UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.296

Resumo

Cinco questões são apresentadas sobre a teoria da aprendizagem significativa. As respostas a essas questões indicam que a teoria está centrada basicamente na explicação da aprendizagem cognitiva que ocorre em sala de aula. No que se refere à sua origem, a teoria está relacionada à experiência como aluno do próprio Ausubel e ao trabalho pioneiro de F. C. Bartlett. Não está fundamentada nas idéias de Piaget e distingue-se da abordagem humanista de Rogers. O conceito de disposição para a aprendizagem proposto pela teoria precisa de maior elaboração e a relação entre essa disposição e os impulsos para a apren­dizagem necessitam aprofundamento. A teoria é potencialmente útil para o estudo das estratégias de aprendizagem.

Biografia do Autor

José Augusto da Silva Pontes Neto, UNESP

Doutor em Educação em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – F. F. C. de Marília – UNESP.

Referências

AUSUBEL, D. P. Some psychological aspects of the structure of knowledge. In: ELAM, S. (Ed.) Education and the structure of knowledge. Illinois: Rand MacNally, 1964.

______. Cognitive structure and the facilitation of meaningful verbal learning. In: ANDERSON, R. C. & AUSUBEL, D. P. (Orgs.) Readings in the psychology of cognition. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.98-112, 1966.

______. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

______. Is there a discipline of Educational Psychology? In: AUSUBEL, D. P. (Org.). Readings in school learning. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.3-28, 1969.

______. Viewpoints from related disciplines: human growth and development. In: MOULY, G. J. (Org.) Readings in Educational Psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.105-112, 1971.

______. Algumas limitações psicológicas e educacionais da aprendizagem por descoberta. In: NELSON, L. N. O ensino: textos escolhidos. Trad. de Joshuah de Bragança Soares. São Paulo: Saraiva, 1980.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARTLETT, F. C. Remembering. Cambridge University Press, 1932.

BIGGS, J. Learning strategies, student motivation patterns, and subjectively perceived success. In: KIRBY, J. R. (Ed.) Cognitive strategies and educational performance. Orlando: Academic Press. 1984, p.111-134.

BREWER, W. F. Bartlett, funcionalism, and modern schema theories. Journal of Mind and Behavior, 21, p.37-44, 2000.

BOCK, M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva. 2002.

COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

EVANS, R. Construtores da Psicologia. Trad. Maria Julieta Penteado. São Paulo: Summus/Universidade de São Paulo, 1979.

GOWIN, D. B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981.

MAHONEY, A. A. Análise lógico-formal da teoria de aprendizagem de Carl R. Rogers. 1976. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAYER, R. E. Cognição e aprendizagem humana. Trad. Luiz Roberto S. S. Malta. São Paulo: Cultrix, 1981.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília. 1999.

MOREIRA, M. A. & BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais.: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987.

NOVAK, J. D. Uma teoria da educação. Trad. Marco Antonio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981.

______. Learning, creating and using knowledge.: concept mapsas facilitative tools in schools and corporations. Mahawah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1999.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning how to learn. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

PONTES NETO, J. A. da S. O papel da revisão na aprendizagem verbal significativa. Revista Vertentes – UNESP-Assis, 1, p.33-35, 1991.

______. Mapas conceituais como recurso facilitador do estudo independente para a aprendizagem significativa. Revista Vertentes, UNESP-Assis, 1, p.54-63, 1991.

______. Notas sobre a aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica. Revista Vertentes, UNESP-Assis, p.65-78, 1999.

______. Sobre a aprendizagem significativa na escola. In: MARTINS, E. J. et al. Diferentes faces da educação. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. p.13-37.

RONCA, A. C. C. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas em Psicologia, 3, p.91-95, 1994.

______. Freedom to learn. Columbus. Ohio: Merrill, 1969.

______. Liberdade para aprender. Trad. Edgard Godói da M. Machado. Belo Horizonte: Interlivros, 1972.

ROSSUM, E. J. VAN; SCHENK, S. M. The relation between learning conception, study strategy and learning outcome. British Journal of Educacional Psychology, p.73-83, 1984.

WEINER, B. Uma teoria de motivação para algumas experiências de sala de aula. Trad. Teresinha M. P. de Sá & Maria Regina Maluf. Psicologia da Educação – PUC-SP, 4, p.1-19, 1984.

WINSTEIN, C. E. & MAYER, R. E. The teaching of learning strategies. In: WITTROCK, M. C. (Edit.). Handbook of research on teaching. New York: MacMillan Publishers, 1986. p.315-317.

WITTER, G. P. & LOMÔNACO, J. F. B. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Neto, J. A. da S. P. (2013). Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.296

Edição

Seção

Dossiê