A comunidade científica em educação: uma abordagem crítica

Autores/as

  • Carlos Roberto Massao Hayashi UFSCAR
  • Amarilio Ferreira Jr. UFSCAR

Resumen

A comunidade científica é um mundo estruturado e hierarquizado. As normas são impostas, ­implicitamente ou não, aos pesquisadores que a constituem. Neste artigo ensaiamos uma abordagem sociológica da comunidade científica em educação. Diferentes trabalhos em sociologia da ciência foram consagrados à comunicação científica, mostrando como o ato de publicar é fonte de benefícios materiais e simbólicos, e notadamente de reconhecimento pelos pares. Apresentamos a abordagem da comunidade científica com base no modelo de acumulação de crédito científico proposto por Bourdieu, na teoria da credibilidade e da legitimidade científica de Latour e Woolgar e na noção de “colégio invisível” proposta por Solla Price. Enfocamos o papel das revistas científicas e da avaliação pelos pares nesse processo. Tecemos ­considerações sobre a comunidade de pesquisa­dores em educação que se organizam em grupos de pesquisa e o papel da avaliação dos resultados da comunicação científica realizada pelos pesquisadores da área que se consolida em sua produção científica.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Massao Hayashi, UFSCAR



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Publicado

2013-06-11

Cómo citar

Hayashi, C. R. M., & Jr., A. F. (2013). A comunidade científica em educação: uma abordagem crítica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/258

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Sección

Ponto de Vista