Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná

Autores/as

  • Ademir Donizeti Caldeira UFSC
  • Maria Tereza Carneiro Soares UFPR

Resumen

Desenvolvida no litoral do Paraná com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, esta pesquisa relata o estudo de uma forma de assessoramento desenvolvida na Ilha das Peças, iniciada a partir da necessidade de compreensão de fenômeno ambiental e interpretada à luz de modelos aritméticos e geométricos. Ela foi realizada em duas etapas: Diagnóstico Ambiental Participativo (DAP) e interpretação quantitativa de problema escolhido no diagnóstico, com pressuposto teórico-metodológico da Modelagem Matemática. Os resultados indicam a possibilidade de compreensão conceitual e do desenvolvimento de práticas escolares inovadoras no processo de modelar matematicamente situações específicas, identificadas no entorno social da escola.

Biografía del autor/a

Ademir Donizeti Caldeira, UFSC

Dr. em Educação pela UNICAMP. Prof. do Centro de Ciências da Educação/UFSC.

Maria Tereza Carneiro Soares, UFPR

Dra. em Educação pela USP. Profa. da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Caldeira, A. D., & Soares, M. T. C. (2013). Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/221

Número

Sección

Dossiê