Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia

Autores/as

  • Talita Carneiro Gader Safa Colégio Notre Dame de Campinas
  • Samuel Mendonça PUC Campinas

Resumen

O problema deste artigo consiste na seguinte pergunta: há virtudes e concepções de educação moral que podem auxiliar o desenvolvimento da autonomia dos educadores? Este texto procura discutir a questão das virtudes e concepções de educação moral, a partir de Aristóteles, utilizando Puig como intérprete, principalmente, da mesma forma que discorrendo sobre a questão da autonomia, utilizando Zatti e Freire. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica. O percurso metodológico, isto é, a análise de textos dos autores citados, justifica-se na busca da ressignificação da educação moral para o desenvolvimento da autonomia de educadores. Os resultados esperados consistem na possibilidade de o educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, as virtudes e concepções de educação moral.

Biografía del autor/a

Talita Carneiro Gader Safa, Colégio Notre Dame de Campinas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas, professora de educação infantil do Colégio Notre Dame de Campinas

 

 

Samuel Mendonça, PUC Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação

Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, Rogério Miranda de. A fragmentação da cultura e o fim do sujeito. São Paulo: Loyola, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Ed. da UnB, 1985.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

______. Pedagogia do oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 983-1011, especial, out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a13.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2011.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta o que é o Esclarecimento. Brasília: Casa das Musas, [s/d].

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MENDONÇA, Samuel. Ética Aristocrática em Heráclito. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo,v. LII, n. 211, 2003.

______. Educação aristocrática em Nietzsche: perspectivismo e autossuperação do sujeito. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp, Campinas, SP, 2009.

______. Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 13, n. 1, p. 17-26, jul./dez. 2011a.

______. Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 39, p. 135 - 152, maio/ago. 2011b.

______. Objeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 332-350, jan./jun. 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre política. Rio de Janeiro: Loyola, 2007. Vol. I.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

PUIG, Josep Maria. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. Tradução de Ana Venite Fuzatto. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.

______. A construção da personalidade moral. Tradução de Luizete Guimarães Barros e Rafael Camorlinga Alcarraz. São Paulo: Ática, 1998.

______. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2004.

SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

Publicado

2013-05-24

Cómo citar

Safa, T. C. G., & Mendonça, S. (2013). Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/22

Número

Sección

Artigos