Apontamentos sobre ensino e formação de professores intermulticulturais
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.189Resumen
O artigo defende a concepção de professor como intelectual, como profissional com consciência crítica, capaz de estabelecer um diálogo crítico com o mundo. Adota as concepções de pedagogia culturalmente relevante e de professor intermulticultural. Advoga, para a formação desse profissional, principalmente o estabelecimento de relações do conhecimento com o social, a importância da metodologia de ensino e da sensibilidade. A título de exemplificação, relata algumas experiências, como a ACIEPE (Atividade Curricular Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) oferecida pela autora deste texto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Citas
CANDAU, Vera Maria. Entrevista. Revista Nuevamerica / Novamerica, n. 91, set. 2001.
CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (coord.). Multiculturalismo e educação: ciclo de oficinas pedagógicas para professores. Rio de Janeiro: Novamerica, 2004.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GANDIN, Luís Armando; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billings). Educação e Sociedade, n. 79, 2002.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
LADSON-BILLINGS, Gloria. The dreamkeepers: successful teachers of african-american children. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1994.
LIMA, Emília Freitas de. Diversidade / Diferença na sala de aula.: formando profissionais da educação – ACIEPE. São Carlos-SP, 2006. Disponível em: <http://www2.ufscar.br/nexos>.
______. O curso de Pedagogia e a nova LDB: vicissitudes e perspectivas. In: BARBOSA, Raquel L.L. (org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
______. Formação de professores – passado, presente e futuro: o curso de Pedagogia. In: MACIEL, Lizete S.B.; SHIGUNOV NETO, Alexandre (orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
MELLOUKI, M’hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de medador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, maio/ago.2004.
MOREIRA, Antônio Flávio B. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, n. 18. set./out./nov./dez. 2001.
PÉREZ GÓMEZ, Angel I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo: educando pela diferença para a igualdade. São Paulo-SP, 2005. Disponível em: <http://www.cenp.edunet.sp.gov.br/IgualdadeNew/default.asp>.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores.: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.