O material didático no ensino de Matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia

Autores/as

  • Anna Regina Lanner de Moura UNICAMP
  • Rute Cristina Domingos da Palma UFMT

Resumen

Neste artigo, discutiremos os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNICAMP, em que procurávamos compreender como os materiais didáticos são lembrados e como os modos de sua utilização influenciaram a formação matemática escolar desses alunos. Os dados foram coletados a partir dos memoriais da formação matemática elaborados na disciplina de Fundamentos do Ensino de Matemática. Os relatos revelam que os materiais de ensino estiveram presentes, sem exceção, na formação matemática dos alunos, porém, revelam também que a metodologia pela qual foram utilizados contribuiu, segundo a maioria dos estudantes, com lembranças negativas que suscitam sentimentos, como raiva, ansiedade, medo, incapacidade e frustração. Esses resultados chamam a atenção para a necessidade de se reverem os métodos de utilização dos materiais de ensino e como podem contribuir para o surgimento do motivo eficaz do professor e do aluno para o ensinar e o aprender matemática.

Biografía del autor/a

Anna Regina Lanner de Moura, UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora FE/UNICAMP.

Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT

Doutoranda em Educação pela FE/UNICAMP. Professora IE/UFMT.

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Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Moura, A. R. L. de, & Palma, R. C. D. da. (2013). O material didático no ensino de Matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/182

Número

Sección

Artigos