Ensino fundamental no Brasil: avanços, exigências e desafios

Autores/as

  • Vilma Miranda de Brito UEMS/UFMS
  • Ester Senna UFMS

Resumen

Este artigo apresenta um breve diagnóstico sobre a efetivação do direito ao ensino fundamental (ensino obrigatório) e discute as transformações e os impasses que esse nível de ensino tem passado no Brasil, particularmente com relação à ampliação para nove anos. Inicialmente, aborda-se a relação entre a ação normativa nacional e a efetivação do direito ao ensino fundamental. Em seguida, a centralidade do ensino fundamental no Brasil e os desafios para se atingir uma educação de qualidade. Analisa-se, ainda, como o conceito de ensino fundamental se apresenta em nossa história recente. A pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica compõem as ferramentas metodológicas utilizadas. A amostra informativa na pesquisa documental incidiu sobre os documentos referentes à reorganização da educação nacional, em especial em relação à implantação do ensino fundamental de nove anos e sobre os dados estatísticos. Já a pesquisa bibliográfica contribuiu para o aporte teórico e analítico. O estudo mostra que, neste momento, a ênfase da política educacional está centrada na garantia de “qualidade”.

Biografía del autor/a

Vilma Miranda de Brito, UEMS/UFMS

UEMS/UFMS

Ester Senna, UFMS

Doutora em Educação (Unicamp); Professora da UFMS.

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Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Brito, V. M. de, & Senna, E. (2013). Ensino fundamental no Brasil: avanços, exigências e desafios. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/178

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Sección

Artigos