Currículo cultural do YouTube constituindo sujeitos de gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1711

Palavras-chave:

pedagogias culturais, discursos, sexualidade

Resumo

O artigo apresenta discussões a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam nos vídeos do youtuber Felipe Neto. Tomamos os vídeos como artefatos culturais, cujas pedagogias constituem sujeitos. Nossa análise está centrada em um currículo cultural que ensina modos de ser e de estar no mundo, instituindo modos de regular condutas e interpelando os sujeitos a estabelecerem com seus conteúdos relações de negociação. Elegemos para o artigo as análises relativas a dois dos vídeos presentes no canal do youtuber. O foco dos vídeos é em conselhos e questionamentos sobre práticas e condutas sexuais, envolvendo negociações no uso de preservativos, monogamia, contaminação pelas infecções sexualmente transmissíveis (IST) e construção de masculinidades a partir do exercício de uma sexualidade viril. As pedagogias culturais de gênero e sexualidade, alinhadas a discursos médicos, fazem dos vídeos artefatos potencialmente educativos, à medida que investem na construção de sujeitos interpelados a estabelecer relações consigo mesmos e com as verdades instituídas socialmente.

Biografia do Autor

Michele Priscila Gonçalves dos Santos, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pedagoga pela UFJF. Professora da rede estadual de educação de Minas Gerais.

Roney Polato de Castro, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFJF. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED). 

Referências

ANDRADE, Paula Deporte de. Artefatos culturais midiáticos e pedagogias culturais: uma análise para explorar as qualidades pedagógicas da vida contemporânea. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT16_248.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: BUTLER, Judith (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 151-72.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de Endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-62, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882/29654. Acesso em: 23 jun. 2022.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France. Pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FRANCISCO, Renata de Souza. Tornando o invisível visível: um olhar panorâmico sobre a dominação masculina, machismo e a criação do “próprio” para mulheres. Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, 15 dez. 2014. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/556/478. Acesso em: 2 nov. 2020.

LIMA, Danielle Oliveira; MENESES, Myllena de Paula. O comportamento das mulheres heterossexuais em um relacionamento monogâmico frente ao HIV. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2020.

MAKNAMARA, Marlécio. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 1, p. 4-18, mai./ago. 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14189. Acesso em: 25 jun. 2022.

NASCIMENTO, Patrícia Chaves do; KIND, Luciana. Narrativas posithivas: vulnerabilidade de mulheres ao HIV/Aids em relações heterossexuais de conjugalidade. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, 15 nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18957. Acesso em: 2 set. 2020.

NETO, Felipe. Desafio da camisinha (o de verdade!). Rio de Janeiro: YouTube, 2017. 1 vídeo (13 min., 26 sec.). Publicado pelo canal Felipe Neto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nnhd_pKd9Oo. Acesso em: 20 set. 2020.

NETO, Felipe. Qual o tempo médio de uma relação sexual? Rio de Janeiro: YouTube, 2016. 1 vídeo. Publicado pelo canal Felipe Neto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s0Z1FQWqLtA&t=1s. Acesso em: 18 mar. 2020.

OLTRAMARI, Leandro Castro; OTTO, Liliane Schuch. Conjugalidade e AIDS: um estudo sobre infecção entre casais. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 55-61, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n3/a08v18n3.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.

PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz; MEDEIROS, Nathassia Matias de. Práticas de prevenção do HIV/Aids e modos de subjetivação. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 629-46, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400838265016. Acesso em: 20 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Santos, M. P. G. dos, & Castro, R. P. de . (2022). Currículo cultural do YouTube constituindo sujeitos de gênero e sexualidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 49–69. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1711

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder